VADE RETRO DEMÔNIO
Os Espíritas compreendem que os cognominados "capetas", "coisa-ruim", "lúcifer", "diabo", "satanás", "satã", "cão", "demo", "besta" e outros "demônios" que reverberam na mente do povo não são seres votados por Deus à prática do mal, e sim seres humanos desencarnados que se desequilibraram em atitudes infelizes perante a vida. "Na raiz do problema encontramos a necessidade de considerar os chamados 'espíritos das trevas' [demônios] como verdadeiros irmãos, requerendo compreensão e auxílio, a fim de se realinharem do desajuste ao reequilíbrio em si mesmos.
Desde “Abaddon” na mitologia cristã até “Zulu Bangu” na mitologia africana, existem mais de 200 codinomes para designar os “demônios”. No entanto, sabemos que os “demônios”, como caracterizados pela teologia antiquada, não são criaturas reais. Segundo o senso comum, a expressão “demônios” representa seres essencialmente perversos e seriam, como todas as coisas, criação de Deus. Ora, Deus, que é soberanamente justo e bom, não poderia ter criado Espíritos predispostos ao mal por toda a eternidade.
O Espiritismo nos ajuda a distinguir a natureza e a origem desses “demônios”, partindo do princípio de que todos os seres humanos foram criados simples e ignorantes, portanto, imperfeitos, sem conhecimentos e sem consciência do bem e do mal. Pela Lei de Evolução, todos nós, sem exceção, alcançaremos a relativa perfeição e desenvolveremos gradualmente virtudes, avançando na hierarquia espiritual até alcançarmos a plena felicidade na “angelitude”.
Além disso, sobre os temidos “coisas-ruins”, o Codificador do Espiritismo nos ensina que eles [os “demônios”] são nossos irmãos, porém Espíritos que ainda se encontram moralmente nas classes inferiores. Todavia, chegará o dia em que se cansarão dos sofrimentos e compreenderão a necessidade de praticar o bem.
Os “demônios” devem, portanto, ser entendidos como referentes aos Espíritos impuros, que frequentemente não são melhores que aqueles designados por esse nome, com a diferença de que seus estados são apenas transitórios. Na verdade, eles são Espíritos imperfeitos que resmungam contra suas provações e, por isso, sofrem por mais tempo. Entretanto, chegarão à perfeição livremente, quando se dispuserem a isso.
Se existissem “demônios”, eles seriam uma criação de Deus?
Se existissem “demônios”, eles seriam criação de Deus? Ora, o Senhor da vida seria justo e bom se tivesse criado seres eternamente devotados ao mal e à infelicidade? Se há “demônios”, descreveram os Benfeitores do além a Allan Kardec, “eles habitam em teu mundo inferior e em outros semelhantes. São esses homens hipócritas que fazem de um Deus justo, um Deus mau e vingativo, e crêem lhe serem agradáveis pelas abominações que cometem em seu nome”.
O vocábulo demônio não implica na ideia de Espírito mau senão na sua acepção contemporânea, pois a terminologia grega Daimon, da qual se origina, significa “Deus”, “poder divino”, “gênio”, “inteligência”, e se utiliza para indicar seres incorpóreos, bons ou maus, sem distinção. No entanto, há pessoas que acreditam no poder maléfico do “Príncipe das Trevas” e até o enaltecem em suas igrejas. Não me surpreenderia se muitas igrejas fossem fechadas se seus dirigentes deixassem de acreditar em Satanás. (Pasmem!)
Os antigos e modernos sacerdotes fizeram e fazem com os “demônios” o mesmo que com os “anjos”. Do mesmo modo que arquitetaram a imagem de seres perfeitos desde toda a eternidade, construíram igualmente os Espíritos inferiores como seres perpetuamente maus. Os partidários da “doutrina dos demônios” se apoiam nas severas repreensões de Cristo. Chegou-se ao absurdo de criar o instituto do exorcismo para afastar tais entidades.
Amparados no alarido beneditino “vade retro Satã!”,
Amparados no alarido beneditino “vade retro Satã!”, os exorcistas exortam os espíritos demoníacos a saírem do corpo dos possessos, valendo-se também da invocação do nome de Deus, de Cristo e de todos os anjos. E ao final dos extenuantes berros e invocações, sempre sob a proteção da “reza brava” e da “água benta”, o resultado aparentemente surge de forma rápida, mas sem sustento duradouro.
Inexplicavelmente, há instituições “espíritas” que promovem sessões de “desobsessão” (ou seriam exorcismos?), que consideram mais “fortes” e com efeitos “imediatos”, conforme garantem seus realizadores. Contudo, lamentavelmente, nesses estranhos “tratamentos espirituais” (ou descarrego?), normatizam exclusivamente um procedimento coercivo, o “banimento” instantâneo e transitório do obsessor. Mas será que esse rápido afastamento espiritual é possível? Ora, é óbvio que não, pois é impossível “rebentar, de um instante para outro, algemas [mentais] seculares forjadas nos compromissos recíprocos da vida em comum”. Impossível, mesmo!
Sendo assim… Começamos… A nossa caminhada… Agora… Rumando ao senhor do Universo chamado Deus… Mais burilando em nossa alma toda a imperfeição…
Créditos e Fonte:
Wanderlei
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, questão 131, RJ: Ed. FEB, 2001
XAVIER Francisco Cândido. Caminhos de Volta, ditado por espíritos diversos, SP: edição GEEM, 1980
XAVIER, F. C. Missionários da Luz, pelo Espírito André Luiz. 8. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1970.
http://aluznamente.com.br/vade-retro-obsessor-ou-baldios-descarregos/
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