CORPOS BIOENERGÉTICOS

CORPOS BIOENERGÉTICOS

CORPOS BIOENERGÉTICOS

O ser humano é formado basicamente de 7 corpos, sendo apenas um deles, o corpo físico, conhecido e aceito pela maioria das pessoas e pela ciência convencional.

Os outros 6 corpos são desconhecidos pois não são constituídos de matéria física perceptível aos sentidos normais das pessoas. São corpos formados de um tipo de matéria eterizada, fluídos e energias, que fogem aos órgãos de percepção normais dos seres humanos (visão, paladar, tato, olfato e audição).

Muitos pesquisadores diferem em suas opiniões a respeito do número de corpos, alguns falam em 9 corpos, outros 8, outros 7, outros 14 corpos e outros falam até em uma variação ainda maior. Isso porque alguns desconsideram o corpo físico como parte integrante do homem verdadeiro. Entendem que o corpo físico não é o Homem em si, que o Homem verdadeiro é apenas o Princípio Inteligente, ou seja, espírito e os corpos que o formam. Outros não classificam o espírito como sendo um corpo especificamente e sim como fonte de inteligência que interage através dos corpos energéticos e físico.

Há ainda pesquisadores que consideram os chakras, como sendo também corpos etéricos. Enfim, são apenas formas diferentes de estudarem e analisarem o mesmo principio. O importante é que no ponto principal todos chegaram aos mesmos resultados, ou seja, o corpo físico é apenas um dentre muitos outros que formam o ser humano.

Os seis corpos sutis são representados por seis corpos de energias e fluidos, que têm seus centros em pontos distribuídos ao longo do eixo central de nosso corpo e são conhecidos como chakras, ou, centros de forças; e um outro corpo, corpo espiritual, que é o principio inteligente do ser humano, é formado por uma matéria ainda mais quintessenciada que a dos demais corpos.

Todos esses corpos são independentes e cumprem funções distintas, mas interligados e com uma relação tão direta entre si que os tornam um corpo único, um ser indivisível.

Cada um dos 7 corpos energéticos e fluídicos, possuem pontos de entrada ou captação de energias, pontos de saída ou exclusão de energias, e ainda, canais de circulação dessas energias. Da mesma forma que o primeiro corpo (corpo físico) tem ponto de entrada de alimentos, boca; ponto de saída desses alimentos, sistema excretor, e canais de circulação e processamento desses alimentos, que são os órgãos de digestão e intestinos, e ainda, o sistema circulatório.

O corpo espiritual, não tendo forma definida constitui-se de uma energia muito refinada, de uma vibração de intensidade não conhecida nem percebida no campo das três dimensões que vivemos. Por esse motivo não é considerado por alguns pesquisadores como um corpo propriamente dito. Em nosso trabalho não só o consideramos como um corpo, como o colocamos na qualidade de o mais importante, por entendermos que sendo ele o Princípio Inteligente, que coordena e comanda todas as ações e vibrações dos demais é também, o que já existia antes do corpo físico atual e existirá após a extinção deste.

A doutrina kardecista considera apenas três corpos: o corpo físico, o perispírito e o astral. A apometria apresenta mais quatro corpos espirituais : Búdico, Mental Superior, Mental Inferior, Duplo Etérico e Átma.

A técnica descoberta por Dr. Lacerda, consiste em desdobrar os corpos, identificando a raiz do problema.
Nesta lei geral se baseia a Apometria. No campo dos fenômenos anímicos a técnica de sua aplicação representa uma verdadeira descoberta. Ela possibilita explorar e investigar o plano astral, com bastante facilidade.

São ferramentas de ação do espírito que lhe dá condição de operar e se manifestar nas mais variadas faixas vibratórias de que é constituído cada orbe onde habita e faz sua evolução.

CONCEITO HOMEM-ESPÍRITO

A grande maioria das religiões orientais têm ensinado uma constituição mais complexa do Homem – Espírito:

São sete componentes interpenetrados, os mais diáfanos ocupando a mesma porção espacial dos mais densos, perfeitamente definidos mas vibrando em dimensões espaciais diferentes – onde as propriedades, funções e manifestações são distintas ou seja, cada corpo tem denominação e características distintas, funções específicas e manifestação limitada ao campo ou dimensão a que está adstrito, pois cada um destes corpos vibra em universo dimensional distinto.

Antiquíssima essa concepção teve berço na Índia, nos sábios que erigiram a Filosofia Vedanta. Os antigos Egípcios, nos mistérios de Tebas ou de Mênfis, também a ensinavam. Em Centros Iniciáticos Greco Romanos o Setenário era fundamento esotérico de cultos mediúnicos. Teosofistas, Rosacruzes, Antroposofistas, Esoteristas e todas as correntes neo-espiritualistas o adotaram também, considerando-o a verdadeira composição estrutural do ser humano.

Estudando-o os antigos magos empregaram conhecimentos na obtenção de resultados práticos: tratamento de enfermos, investigações psíquicas e manipulação de forças da Natureza.

O ternário (Físico, Perispírito e Espírito ou Corpo, alma e Espírito) é mais fácil de ser entendido, mas não explica a maioria dos fenômenos psíquicos do mediunismo. O Setenário, conquanto mais complexo permite compreender fenômenos psíquicos com mais nitidez. Além disso, abre variados campos de investigação.

A pesquisa das causas de curas consideradas “milagrosas” ou “impossíveis”.

O conhecimento de fatos ocorridos em vidas anteriores e das reminiscências gravadas na consciência atual.

O apagamento de lembranças incômodas de fatos desarmônicos de vidas anteriores.

CORPO FÍSICO

Instrumento de suporte passivo, recebendo a ação dos elementos anímico-espirituais, constituído de compostos químicos originários do próprio planeta. Propriedade: Oportunizar ao Espírito sua manifestação no campo físico. Condução da vida encarnada.

CORPO ETÉRICO

Estrutura tênue, invisível, de natureza eletromagnética densa, mas de comprimento de onda inferior ao da luz ultravioleta, quase imaterial, elo conectivo entre o homem interior e o exterior, receptáculo da energia vital ou prana recebida do sol; -sede dos chacras-. Propriedade: Estabelecer a saúde automaticamente, sem interferência da consciência.

CORPO ASTRAL ou EMOCIONAL

Veículo das emoções, dos desejos, das paixões; -ponte entre o Corpo Etérico e o Corpo Mental-. Formado por matéria astral: quanto menos evoluído o indivíduo, tanto maior é a predominância de matéria mais grosseira, pertencente aos sub-planos astrais inferiores. Separado do corpo físico, assume a forma e o aspecto deste, porém o funcionamento dos aparelhos sensoriais é totalmente diferente. Propriedade: Sensibilidade, dor ou prazer, registro das emoções sob vontade, desejos, vícios, sentimentos, paixões, etc.

CORPO MENTAL INFERIOR (Concreto e mortal)

Alma inteligente, mentalidade, associação de idéias, sua aura ovalada envolve todo o corpo, é o corpo que engloba as percepções simples, através dos cinco sentidos comuns, avaliando o mundo através do peso, cheiro, cor, tamanho, gosto, som,etc. Formado por matéria dos quatro sub-planos mentais inferiores, sua constituição e forma são tanto mais elevada, quanto mais evoluído o individuo é. Funciona em estreita conexão com o corpo astral, sendo chamado também de Kama-Manas (astral-mental) a estes dois corpos estreitamente reunidos durante a vida física. Propriedade: Primeiro grande bando de dados, onde a mente física busca as informações que precisa, raciocínio seletivo.

CORPO MENTAL SUPERIOR (Causal e imortal)

Veículo dos pensamentos abstratos, dos altos ideais e o receptáculo da memória das vidas passadas. No Corpo Causal subsiste a recordação das vidas passadas e ficam, em germe, as qualidades e defeitos adquiridos durante a vida física. Desenvolve-se a medida que o homem evolui, sendo permanente, indestrutível enquanto dura a evolução humana (os corpos precedentes a esse são mortais). Formado pela matéria dos 3 sub-planos superiores do Plano Mental. Enquanto o corpo mental inferior é o corpo da dedução, da lógica, do raciocínio, dos pensamentos concretos, o Corpo Causal é o da razão pura e dos pensamentos abstratos.

CORPO BÚDICO

Veiculo da intuição espiritual – Sede das três almas: Moral, Intuitiva e Consciencial. Formado pela matéria do plano Búdico. Veículo da intuição divina, da não separatividade e da fraternidade universal. O princípio Búdico não está ainda individualizado em corpo, no homem comum.

CORPO ÁTMICO

O corpo átmico é o que expressa a “vontade” da mônada. Dele pouco pode ser dito ou conhecido nesse nível vibratório em que estamos, mas podemos aferir que é aquele que constitui a porção superior do que chamamos o eu real, o eu superior.

Veículo da vontade espiritual; – Deus interno, o real ser. Acima do conjunto homem Setenário, está a Mônada ou Centelha Divina.

Tags: 
apometria, alvorecer, bioenergeticos, corpos, duplo etérico, fisico, mental
Este manual de conhecimento oculto mais necessário a todos os estudantes. Assimilado por todos os humanos do planeta, mudaria o mundo para melhor...
C. W. Leadbeater
os respeitados autores Annie Besant e C. W. Leadbeater tratam da questão das formas-pensamento de modo esclarecedor, com ilustrações coloridas de diversas......
C. W. Leadbeater
A publicação de um trabalho científico causa uma onda de protestos nas comunidades religiosas pelo mundo. Entre as pessoas ligadas ao cientista está Ricardo, brasileiro...
Milton Avelar de Carvalho

Mais Populares

Talvez você goste:

ABORTO – A MORTE OCULTA

ABORTO – A MORTE OCULTA O que diz a medicina espírita? As complicações clínicas advindas dos abortos provocados na esfera ginecológica são inúmeras e podem,

CORPOS BIOENERGÉTICOS

CORPOS BIOENERGÉTICOS CORPOS BIOENERGÉTICOS O ser humano é formado basicamente de 7 corpos, sendo apenas um deles, o corpo físico, conhecido e aceito pela maioria

JUSTIÇA DIVINA

JUSTIÇA DIVINA JUSTIÇA DIVINA Deploramos as calamidades de que o materialismo é a nascente e insistimos pelo retornoda fé religiosa, para que a responsabilidade seja

PINEAL – CORPO E ALMA

PINEAL – CORPO E ALMA Freqüentemente, a glândula pineal surge como o centro de nosso relacionamento com outras dimensões, e tem sido assim nas mais

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.